terça-feira, 28 de agosto de 2012

Proposta da Candidata Lilian

PROPOSTA DE GOVERNO MUNICIPAL
GUARAQUEÇABA - PARANÁ
GESTÃO 2012 A 2016
CANDIDATOS:
PREFEITA: LILIAN RAMOS NARLOCH – PSDB
VICE-PREFEITO: JOEL LUIZ DO NASCIMENTO - PDT
 
A eleição que acontecerá, em 07 de outubro de 2012, precisa caracterizar uma profunda mudança na vida dos Guaraqueçabanos. Terá que ser um divisor de águas. Nela, os eleitores terão a oportunidade de finalmente poder eleger um governo comprometido com o crescimento e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade, evitando de vez, a forma com que somos hoje conduzidos. Terá a oportunidade de optar pela gestão de caráter de desenvolvimento com priorização pelo planejamento das ações, pelo compromisso com metas claras de gestão ou permanecer com a improvisação e o favorecimento individual que vem sendo a características das últimas administrações municipais. O PSDB apresenta este PROGRAMA DE GOVERNO – PRELIMINAR (passará pelas mudanças e adaptações que serão discutidas com as entidades locais) assumindo com todos os nossos conterrâneos um compromisso de MUDAR PARA VALER a forma de administrar nossa Guaraqueçaba.
Este PROGRAMA tem sido pensado ao longo dos últimos anos. É, neste primeiro momento, o reflexo da atuação de vida política de Guaraqueçaba e se consolidará como projeto coletivo, refletindo as reivindicações da população, dos movimentos sociais, das entidades representativas Guaraqueçabanas. A versão final deste PROGRAMA DE GOVERNO estabelecerá as diretrizes e as medidas que serão tomadas para solucionar os principais problemas do Município; fixando-se, portanto, em propostas concretas e viáveis, como já veremos nesta versão preliminar. Como já dito não é um programa fechado, mas, em constante construção onde os anseios da sociedade são seu principal combustível.
A nossa cidade vive um grande dilema: qual é, na verdade, sua vocação? Somos um município de perfil Turístico? Devemos priorizar o fortalecimento de nossa estrutura de comércio? Ou ainda, devemos buscar um processo de desenvolvimento atrelado às questões ambientais? O fato é que não temos uma clara definição de nossa principal vocação (onde deveríamos centrar esforços para assegurar o nosso desenvolvimento) e tampouco planejamos as ações para assegurar que outras atividades, de menor peso econômico, contribuam para a nossa real prosperidade. Não somos hoje um município pensando o seu futuro e sim vivendo de um gerenciamento público improvisado que, ao sabor dos acontecimentos. Ou seja, não sabemos o que queremos, não sabemos para onde estamos Indo. Os moradores mais antigos nos contam sobre a rica era Guaraqueçaba onde parecíamos ter um futuro de crescente produção agrícola, Pesqueira, etc.. (No dizer popular, o dinheiro corria e movimentava o comércio e os negócios). De tudo isto restaram às boas lembranças e uma crescente dependência do poder público (Prefeitura, Governo Estadual, Governo Federal), O que nos transformou de município exportado permanente de gente, jovens em particular, para as grandes cidades em busca de encaminhamento para a vida. Não será tarefa simples em complexidade e tempo, mas, pela primeira vez, em nosso município, teremos uma política pública pensada e planejada, para o crescimento com desenvolvimento sustentável. O que isto quer dizer? Gerar emprego e renda respeitando o meio ambiente local, ou seja, crescer de modo equilibrado economicamente, ambientalmente e socialmente.
Nossas propostas
ADMINISTRAÇÃO
- Priorizar a regularização do Município junto a União, para que o Município possa firmar convênios com o Governo Federal.
- Priorizar o recadastramento e reestruturação do quadro de funcionários.
- Debater com organizações comunitárias as prioridades a serem implantadas.
- Ampliação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada de todas as localidades.
- Realizar a regularização fundiária das comunidades.
- Implantação de sub-prefeitura no Distrito de Tagaçaba Porto da Linha.
- Implantar um sistema de informação entre as secretarias e os escritórios municipais para que haja repasse de informações de forma segura e rápida, facilitando ao usuário e ao servidor os desfechos das ações. (Sistema informatizado de protocolos, requerimentos e outros).
- Disponibilizar assistência jurídica gratuita a comunidade em geral. (Convênio com Universidades Públicas e Particulares).
- Criar o Conselho de Desenvolvimento Sustentável
- Promover a implantação das zonas de interesse social no plano diretor do Município.
- Implantar um sistema de informações e dados sobre faixa etária, sexo, renda familiar, moradores por localidades, e demais informações para se construir um diagnostico sócio-econômico do município.
EDUCAÇÃO
- Manter e equipar um Prédio para a Escola Municipal na sede.
- Ampliar a oferta de Educação Infantil (Creche e Pré-escola) na sede e criação nas demais comunidades.
- Manutenção dos prédios das Escolas Municipais da zona rural e das ilhas.
- Implantação de Escola de Nível Técnico e Nível Superior.
- Inserir a disciplina de educação ambiental na grade curricular do ensino fundamental.
- Criar programa de combate às drogas na infância e na juventude.
- Disponibilizar recursos para capacitação e aperfeiçoamento de professores, coordenadores, diretores e pessoal de apoio da rede municipal de educação.
- Criar e implantar projeto “Cidadão Guaraqueçabano” com objetivo de subsidiar graduação de alunos com bom desempenho escolar e garantia de pessoas aptas ao exercício das funções.
- Manter e ampliar os programas e projetos já existentes na área de educação.
- Incrementar o Sistema Municipal de Educação de Jovens e Adultos. (CMEBJA).
- Renovar e reestruturar o sistema de transporte escolar.
- Trabalhar contra-turno escolar com as Escolas Municipais.
SAÚDE
- Criação de centro de referência e atenção ao idoso, com apoio nutricional.
- Ampliação de medicamentos disponibilizados na farmácia popular municipal.
- Criação do programa “Mãe Guaraqueçabana” - doação de kits para gestantes que tiverem participação ativa no SIS-Pré-Natal.
- Criação de um Centro de Especialidade com no mínimo 04 especialidade mês, sendo Ginecologia, Ortopedia, Pediatria, Cardiologia... Etc.
- Aquisição de Barco fechado estruturado, com maca fixa, balão de oxigênio, varetas de soros e demais utensílios para transporte marítimo em casos emergenciais (ambulâncha).
- Ampliar e equipar o Programa da Saúde da Família no atendimento as localidades em 100%.
- Estabelecer convênios com hospitais como: Angelina Caron, Hospital São Vicente, Nossa Senhora do Rosário, Cruz Vermelha e outros no atendimento a situações de alta complexidade.
- Disponibilização de uma Casa de Passagem em Curitiba para receber e acomodar pacientes do Município.
- Ofertar a todos os profissionais da área de saúde capacitação adequada a cada semestre.
- Reformar, ampliar, manter e equipar as unidades municipais de saúde.
- Dar condições de locomoção e permanência a pacientes que necessitam de auxílio especializado fora do Município. (aquisição de veículo e/ou terceirização).
- Aquisição de um aparelho de Ecografia para melhorar os diagnósticos no NIS I
- Manter em todas as unidades de saúde medicamentos de uso contínuo (diabetes, hipertensão... etc..).
- Criar o plano de cargos e salários próprio da saúde.
- Transformar a Unidade Municipal de Saúde de Tagaçaba em unidade 24 Horas, atendendo todas as comunidades adjacentes.
- Aquisição de veículos terrestre e marítimo novos e equipados para o PSF- Programa Saúde da Família
- Criar a unidade de analise clinica (laboratório) municipal.
SEGURANÇA
- Implantação da Guarda Municipal (contratação por concurso público).
- Estruturar as Ações do Conselho Tutelar para garantir os direitos da criança e do adolescente bem como dos deveres da família e do Conselho do Idoso.
ESPORTE E LAZER
- Projeto de captação de recursos para construção e organização de um Centro Poli-Esportivo.
- Criar Escolinhas na sede, ilhas e continente para aprendizado de: futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, atletismo, esportes de salão, etc...
- Promover Campeonatos Municipais de Futebol de Campo.
- Auxiliar a Secretaria Municipal de Educação nos Jogos Escolares da Semana da Pátria.
- Retomar os “Jogos Abertos da Primavera”
- Criação de escolinhas de esportes para a “melhor idade”, com jogos e exercícios físicos e mentais.
- Construção de Quadras poliesportivas.
- Incentivo aos atletas municipais nos grandes campeonatos.
- Criar roteiro para cavalgadas dentro e fora do Município.
- Recuperação e Manutenção de Campos de Futebol (Ilhas, Continente).
- Criar Liga Municipal de Esportes.
CULTURA
- Criação da Biblioteca Municipal.
- Projeto para captação de recursos para construção de Teatro Municipal.
- Incentivo às apresentações folclóricas dos Grupos de teatro e Fandango já existentes e incrementar o seu funcionamento.
- Criação do Museu Municipal de Guaraqueçaba.
- Dar condições para repasse cultural a novas gerações através de oficinas e apresentações da cultura caiçara.
- Restauração e conservação do Patrimônio Histórico de Guaraqueçaba como a Igreja de Colônia de Superagui, Cemitério de Superagui, Ruínas da casa onde viveu Willian Michaud, Vila de Ararapira, Linha do Telégrafo, Mirante.
- Realização dos eventos sócio-culturais do Município. (Aniversário do Município, Festa do Pescador, Turismo Religioso... etc.)
- Implantar projeto de Integração entre as comunidades guaraqueçabanas.
TURISMO
- Implantação do Terminal Turístico de Guaraqueçaba.
- Mapeamento e Geoprocessamento dos Pontos Turísticos de Guaraqueçaba.
- Implantação do Selo de Qualidade em turismo ambiental de Guaraqueçaba.
- Retomar a participação na Associação dos Municípios do Vale do Ribeira visando interligar os roteiros turísticos do Município de Guaraqueçaba com os demais associados.
- Criação de oficinas para instrução de Guias Turísticos.
- Criação de um circuito cultural turístico com linhas regulares e pacotes montados pela Secretaria de Turismo em consonância com as Secretaria de Educação, Ação Social, Meio Ambiente e Cultura e Associações Locais.
- Estender os pólos de turismo existentes no município.
- Incentivo a esportes aquáticos, ecoturísmo e esportes de aventura.
- Incentivo ao Campeonato Municipal de Pesca Esportiva de Guaraqueçaba.
- Organizar e capacitar pessoas para o setor de serviços, tais como barqueiros; atendentes de lanchonetes, pousadas, restaurantes; artesãos; guias de turismo.
- Investir na propaganda de incentivo ao turismo a Guaraqueçaba.
TRANSPORTE PÚBLICO
- Reforma e/ou aquisição de equipamentos e maquinários.
- Transporte e remoção de material (saibro / areia) com baixo custo para a população.
- Manter Oficina equipada para manutenção dos veículos e maquinários.
- Melhorar e ampliar linhas de transporte coletivo terrestre e marítimo de passageiros.
- Conservação e manutenção das estradas vicinais.
OBRAS PUBLICAS
- Criação do trapiche do Costão.
- Implantação de uma fabrica de pré-moldados (lajotas, calçadas, postes, manilhas, broquetes etc..)
- Aperfeiçoar e ampliar a sinalização de trânsito e identificação das ruas.
- Manutenção dos Trapiches e pontes das comunidades.
- Construção da Trilha de Ipanema a Tromomô
- Reurbanização das comunidades
- Criação da Patrulha Rural, para manutenção e conservação das estradas vicinais...
- Arborização e paisagismo da sede.
- Manutenção do projeto do aterro sanitário e coleta seletiva de resíduos.
- Criação do Portal da cidade.
- Construção de um Centro de Convenções.
- Reestruturação e Ampliação do Cemitério Municipal.
- Manutenção dos prédios públicos municipais.
AÇÃO SOCIAL
- Dar apoio na legalização de todas as associações de moradores, para estarem aptas a fechar convênios com órgãos públicos e outros.
- Manutenção e Incrementação do CRAS
- Implantação do Programa de Desenvolvimento Social (auxilio para as famílias em situação de risco social em contra partida prestação de serviço voluntário).
- Realização do Censo de renda das famílias guaraqueçabanas (Planejamento das Ações para desenvolvimento social e geração de renda).
- Manutenção e Reestruturação dos centros de atenção social
- Reestruturar os Clubes de Mães com atividades de melhoria da qualidade de vida e geração de renda (Apoio da Secretaria Municipal de Saúde)
- Manutenção e Reestruturação dos Programas Sociais existentes na Secretaria (PETI, API, PPD, PAC, ASEF, Leite das Crianças, etc.)
- Promoção de Cursos para Capacitação de famílias com objetivo auto-sustentável.
- Implantação de Programa “Aprendiz do Trabalho” (para alunos do Ensino médio e / ou superior).
- Parceria para a instalação de Posto Avançado do INSS.
MEIO AMBIENTE
- Planejar um desenvolvimento sustentável e uso consciente dos recursos naturais através de concessões junto aos órgãos Ambientais (Saibro, Areia, reflorestamento, remanejamento ambiental, etc...)
- Ampliação e reestruturação do viveiro municipal (Suporte ao agricultor, reflorestamento e arborização).
- Estimular a coleta seletiva de lixo oferecendo apoio às associações do Município.
- Implantação do projeto “Guaraqueçaba Limpa” e “Limpa Mar”.
- Criação do Parque do Quitumbê com ampliação de trilhas, propondo um roteiro no perímetro urbano.
- Criação de Parques municipais ambientais e de lazer.
- Criação do parque municipal do Mirante, com revitalização e estruturação do observatório.
- Estabelecer parcerias com universidades e instituições afins para ofertar apoio técnico e operacional as RPPNs.
- Revitalização, reestruturação e paisagismo do “Caminho do Costão”.
- Localização, demarcação e sinalização dos caminhos ambientais.
- Dar suporte técnico as associações de produtores do município.
SECRETARIA DA PESCA
- Dragagem de rios e/ou canais navegáveis de acesso as comunidades das ilhas.
- Sinalização Náutica (Rios e canais)
- Criação de recifes artificiais para o incentivo da pesca esportiva.
- Apoio a “Colônia de Pescadores Z-2” (assessoria e consultoria técnico-jurídica)
- Implantação da “Casa do Siri” ( Construção de um local adequado para manuseio e armazenamento)
- Implementação nas atividades de cultivo de ostra, camarão e peixes.
- Assessoria e consultoria para pleitear recursos do PRONAF e outros programas federais.
SECRETARIA DE AGRICULTURA
- Assessoria e consultoria para pleitear recursos do PRONAF e outros programas federais relacionadas a agricultura.
- Auxilio técnico e operacional em plantios (palmeira real, Jussara, Pupunha, Mandioca, Banana, Produção de mel e derivados, etc.)
- Implantação e ampliação da “Feira Municipal de Hortifrutigranjeiros”.
- Apoio ao Sindicato e Associações dos Trabalhadores Rurais (assessoria e consultoria técnico-jurídica).

- Auxilio na implantação do “Programa Horta nas Escolas”, e Comunitárias.

- Apoio aos Rizicultores (Produtores de arroz) do Município.

- Apoio aos eventos relacionados a agricultura.

- Aquisição de equipamentos/maquinários no auxilio ao agricultor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá tudo muito bonito! mas te faço uma pergunta: com que dinheiro vc vai fazer tudo isso? acho que vc não sabe ainda qto o municipio arrecada e muito menos qto se gasta! Guaraqueçaba depende 100% de terceiros. Prá fazer 20% do que vc fala, teria que cortar 50% dos gastos com funcionários, ou seja, mandar 50% dos empregados embora! e aí, qual a mágica?? pelo jeito, é mais 4 anos que ficaremos a ver navios!

Anônimo disse...

PARABENS PELAS METAS! Os municipios pequenos precisam investir em projetos para captação de recursos. So assim alcançam viabilização de convenios com recursos estaduais e federais para obras, mas sem projetos nao decolam...